HISTÓRICO DA REDE PUXIRÃO

A emergência de identidades coletivas no Brasil nas últimas décadas tem revelado a existência de diversos grupos étnicos, organizados em movimentos sociais, que buscam garantir e reivindicar direitos, que sempre lhes foram negados pelo Estado. Desta forma, compreendem-se sem exaustão os motivos para o qual um país tão diverso em sua composição étnica, racial e cultural, a persistência de conflitos oriundos de distintas visões de mundo e modos de vida, que desencadeiam desde o período colonial, lutas pela afirmação das identidades coletivas, territorialidades especificas e reconhecimento dos direitos étnicos.



Na região Sul, especialmente no Paraná e Santa Catarina, a invisibilidade social é uma das principais características dos povos e comunidades tradicionais. Até pouco tempo atrás, a inexistência de estatísticas e censos oficiais fez com que estes grupos elaborassem seus levantamentos preliminares numa tentativa de afirmarem sua existência coletiva em meio a tensões, disputas e pressões que ameaçam seus diretos étnicos e coletivos garantidos pela Constituição Federal de 1988 e, diversos outros dispositivos jurídicos infraconstitucionais[1].



Destas demandas surge, na região Sul, a Rede Puxirão dos Povos e Comunidades Tradicionais, fruto do 1º Encontro Regional dos Povos e Comunidades Tradicionais, ocorrido no final do mês de Maio de 2008, em Guarapuava, interior do Paraná. Neste espaço de articulação, distintos grupos étnicos, a saber: xetá, guaranis, kaingangs, faxinalenses, quilombolas,benzedores e benzedeiras, pescadores artesanais, caiçaras, cipozeiras, religiosos de matriz africana e ilhéus; tais segmentos se articulam na esfera regional fornecendo condições políticas capazes de mudar as posições socialmente construídas neste campo de poder. Ademais, a conjuntura política nacional corrobora com essas mobilizações étnicas, abrindo possibilidades de vazão para as lutas sociais contingenciadas há pelo menos 3 séculos, somente no Sul do País.



terça-feira, 25 de setembro de 2012

BOLETIM INFORMATIVO DAS BENZEDEIRAS “Conhecimentos Tradicionais e Mobilizações Políticas: o Direito de afirmação da identidade de Benzedeiras e Benzedores, municípios de Rebouças e São João do Triunfo, Paraná”


As Benzedeiras consolidaram seu espaço de organização social no 1º Encontro Regional de Benzedeiras que aconteceu no dia 06 de setembro de 2008 na UNICENTRO em Irati/PR por iniciativa da Associação Aprendizes da Sabedoria de Medicinais e Agroecologia (ASA) com apoio do Instituto Equipe de Educadores Populares (IEEP), Articulação Puxirão dos Povos Faxinalenses (APF) e Rede Puxirão de Povos e Comunidades Tradicionais. Neste momento foi formado o Movimento Aprendizes da Sabedoria (MASA), um espaço de articulação das Benzedeiras da região Centro-Sul do Paraná buscando a efetivação de direitos por meio da organização política das Benzedeiras.

Desde então nesses últimos quatro anos o MASA vem construindo sua luta na região Centro-Sul do Paraná, com maior ênfase nos municípios de Irati, Rebouças e São João do Triunfo, no entanto também realizou atividades nos municípios de Fernandes Pinheiro, Guarapuava, Inácio Martins, Prudentopólis, São Mateus do Sul, Santa Maria do Oeste. Neste período foram realizados três encontros municipais, dois mapeamentos sociais, inúmeros encontros comunitários e oficinas temáticas, dentre outros espaços de reunião, troca de experiências, articulação e reivindicação de direitos.

Nesse curto período de tempo as Benzedeiras conquistaram visibilidade social, por meio de reconhecimento local conquistando aprovação de duas leis municipais, dois prêmios nacionais e a importante integração à Rede Puxirão de Povos e Comunidades Tradicionais, a qual possibilitou a articulação das Benzedeiras com demais povos e comunidades tradicionais no Paraná, bem como, a participação em espaços de construção de políticas públicas para povos e comunidades tradicionais, inserindo as demandas das Benzedeiras na pauta do Estado.

A fim de dar visibilidade ao trabalho que vendo sendo realizado pela Benzedeiras o Movimento Aprendizes da Sabedoria com apoio do Projeto Nova Cartografia Social dos Povos e Comunidades Tradicionais do Brasil organizou em abril deste ano o 1º Boletim Informativo das Benzedeiras do MASA intitulado “Conhecimentos Tradicionais e Mobilizações Políticas: o Direito de afirmação da identidade de Benzedeiras e Benzedores, municípios de Rebouças e São João do Triunfo, Paraná”.  

O Boletim registra importantes informações em relação ao processo de organização do MASA, bem como, ações desenvolvidas inclusive os Mapeamentos Sociais das Benzedeiras. O material está sendo usado como ferramenta de fortalecimento das Benzedeiras, contribuindo na mobilização das Benzedeiras para conhecerem seus direitos e também para participarem do 2º Encontro das Benzedeiras do Centro-Sul do Paraná que acontecerá nos dias 09 e 10 de novembro de 2012 em Rebouças / PR ocasião que será lançado oficialmente o Boletim Informativo das Benzedeiras, no entanto o mesmo está disponível para download em:


Nenhum comentário:

Postar um comentário